terça-feira, 13 de maio de 2008

Escola da Cidade

Escola da Cidade apresenta seus estudos de caso como parte de Post-it - cidades ocasionais

Projeto organizado mundialmente pelo catalão Martí Peran acontece em mais de 20 cidades de todo o mundo e investiga formas temporárias de ocupação do espaço urbano

Entre os dias 6 e 27 de maio, a Escola da Cidade mostra, por meio de seu Núcleo de Pesquisa, dois estudos de caso que, juntos com outros 72 espalhados por 20 cidades de todo o mundo, fazem parto do projeto Post-it - cidades ocasionais. Exibição de vídeos, imagens, debate com parceiros do projeto, além de lançamento de uma publicação sobre os estudos, também fazem parte da programação.

Post-it, termo cunhado pelo arquiteto Giovani La Varra a partir dos prosaicos blocos de recados e anotações usadas no dia a dia, procura dar conta de uma cartografia móvel das formas de uso e itinerários espontâneos que investem o território contemporâneo para conotar usos que não deixam traços ou resíduos duradouros na cidade. Estendido por Martí Peran para designar "cidades ocasionais", o conceito embasou pauta de pesquisa realizada em várias cidades do mundo.

Para a abordagem do projeto pela Escola da Cidade, Post-it sempre tratou de agenciamentos da cidade contemporânea. São acontecimentos, composições improváveis, passageiras ou temporais, que relêem e re-propõem coletiva e transitivamente o espaço público urbano.

Realizados por um grupo de professores e alunos - sob coordenação do professor da Escola da Cidade Pedro M. R. Sales, com participação de Tatiana S. Ferraz, os estudos envolvem casos de imigração e inserção social expressos nas ações da Academia Garrido e da Feira Kantuta. A proposta é mapear os fluxos, os territórios, os códigos e dispositivos que definem, na cidade de São Paulo, algumas das temporalidades que reinventam o espaço geral da ordem, engendrando territorialidades efêmeras da criação coletiva.

O projeto Post-it esteve presente na 7ª Bienal de Arquitetura, em março no Centro de Cultura Contempània de Barcelona e atualmente faz parte da exposição Quase Líquido no Itaú Cultural.

Serviço

Post-it - Cidades ocasionais - São Paulo

Abertura: 6 de maio, às 19h30

Quando: 6 a 27 de maio | segunda a sexta, das 13h às 17h

Onde: Escola da Cidade | rua General Jardim, 65 - tel.: 11 3258 8108

www.escoladacidade.edu.br

Palestra | 21 de maio, às 18h na Escola da Cidade

Nenhum comentário: