quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lançamento livro ARQUITETURA CONSTRUTIVISTA - URSS 1917-1936

ARQUITETURA CONSTRUTIVISTA - URSS 1917-1936
autor: VITTORIO DE FEO

Clique aqui para ver um slide show de 34 páginas do livro



"Prefácio


(...) Na Europa desses anos podemos distinguir quatro centros principais cuja influência para esse desenvolvimento foi excepcional, a saber: França, Alemanha, Países Baixos e União Soviética. Porém, enquanto que os três primeiros foram estudados, em profundidade, durante várias décadas - de modo que, praticamente, todos os fatos significativos e desenvolvimentos correspondentes tornaram-se elementos definidores de nossa história corrente -, os progressos arquitetônicos soviéticos, dos anos de 1920, receberam muito menos atenção.


Isso, normalmente, levou a uma subavaliação do papel dos soviéticos na arquitetura do século XX. Pior ainda, nos impediu de alcançar uma visão objetiva de séries inteiras de processos complexos e contraditórios dentro do desenvolvimento dessa nova arquitetura. Não se pode negar a verdade do que Vittorio De Feo escreveu no prefácio do seu livro, publicado em Roma, em 1963, sobre a arquitetura soviética dos anos de 1917-36: 'Um vazio significativo é aqui revelado na história da arquitetura contemporânea, e muitas questões essenciais permanecerão sem resposta até que este vazio seja preenchido.' "


Extraído de: KHAN-MAGOMEDOV, Selim Omarovitch. Pioniere der sowjetischen Architektur. Dresden: VEB Verlag der Kunst, 1983. Pioneers of Soviet Architecture. London: Thames and Hudson, 1987

"Avvertenza dell'autore


(…)


Le iniziative più interessanti. - per limitarsi alla sola Italia, ove tuttavia l'attenzione verso la cultura russa sembra più viva che altrove - sono state quelle del numero monografico di " Casabella " dedicato all'architettura russa dal costruttivismo ad oggi (1962, n. 262) e del volume di Vittorio De Feo URSS Architettura 1917-1936 (Roma 1963) in cui, pure, veniva denunciata come grande lacuna della storiografia artistica moderna la mancata conoscenza della letteratura sul e del costruttivismo. "


Extraído de: QUILICI, Vieri. L'architettura del costruttivismo. Bari: Editori Riuniti, 1969


ALEXANDER SILCHENKOV Projeto sede da Direção da Indústria e Comércio. Maquete, 1928

Notas do Editor e Tradutor

A primeira obra, editada no Ocidente, a tratar, após trinta anos de silêncio e indiferença, da arquitetura russa de vanguarda.

A obra de Vittorio De Feo é citada por todos os historiadores que se dedicaram, após sua iniciativa pioneira, a analisar o fenômeno - gigantesco e vergonhoso vazio da historiografia ocidental - que foi a vanguarda russa e que, em parte, graças à sua corajosa empreitada, é, atualmente, considerada a mais importante contribuição às artes do século XX.

Com emoção e grandeza, Vittorio De Feo retrata a multiplicação incontrolável dos eventos artísticos e culturais que, logo após a revolução bolchevique, invadiriam as praças, ruas, avenidas, carros, bondes e embarcações, nos chamados agit-prop, espalhando-se por todo o país.

O fenômeno, sem paralelo na história da humanidade, transformaria um país fundamentalmente agrário numa potência emergente e, para além dos experimentos estéticos inovadores em todos os campos da arte e arquitetura, lá seriam realizadas as primeiras experiências de industrialização, em larga escala, para a construção de novas cidades.

Tal fato despertaria o interesse imediato dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Ocidente que acorreriam para conferir, in loco, estas monumentais realizações e participar dos concursos internacionais lá organizados e, até mesmo, colaborar ativamente como o fizeram Hannes Mayer, Ernest May e Bruno Taut.

Ao romper as fronteiras geográficas, a divulgação das idéias e métodos de ensino do Vkhutemas - instituto que abrigava oito faculdades em sua estrutura físico-pedagógica -, acarretaria, seja através de Malevich ou Lissitzky que deram palestras, publicaram obras e expuseram suas obras na Alemanha seja por meio de Kandinsky ou Moholy Nagy, que lecionaram na Bauhaus aplicando os métodos desenvolvidos no Vkhutemas, no fato, já comprovado pelo historiador Kenneth Frampton, de que, a partir de 1923, graças às correspondências havidas entre Rodchenko e Moholy Nagy, a Bauhaus ficou sob direta influência do Vkhutemas.

Apesar do desfecho trágico das artes e arquitetura soviéticas, com a decretação oficial do fim das vanguardas e a subseqüente imposição do realismo socialista - monstrengo stalinista de inspiração neo-clássica greco-romana, corajosamente narrado por Vittorio De Feo após o silêncio ensurdecedor de trinta anos do establishment e, pasmem, das esquerdas, que também silenciaram apoiando, irresponsavelmente, o que restou de um comunismo degenerado em comuno-fascismo de um dos maiores genocidas da história moderna, haja vista a arte e a arquitetura de idêntico teor ter sido adotada na Alemanha nazi-fascista com o fim da Bauhaus - o legado do período genuinamente comunista acabaria por influenciar e revolucionar, ainda que por via indireta, as artes e a arquitetura do século XX.

Daí a urgência dessa recuperação histórica que, quiçá, venha a ser um passo adiante na gigantesca mas necessária tarefa de reescrever a história das artes e da arquitetura do século XX.

Esta reedição histórica, que preenche outra grave lacuna editorial, no caso, de mais de 40 anos, é absolutamente fidedigna ao texto original de 1963.

Além das imagens originais, totalmente retrabalhadas e ampliadas, acrescentaram-se novas imagens a cores do acervo pessoal do editor e tradutor, num totalmente novo projeto gráfico, nova capa e guardas internas a cores com imagens inéditas enriquecendo e atualizando este valioso registro da história da arquitetura moderna, que teve lugar, nos anos de 1917-1936, na antiga U.R.S.S.

Dirigida a todos os estudantes, arquitetos, historiadores e estudiosos da arte e da arquitetura do século XX.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CASULO


O Oi Futuro – instituto que conduz as ações de responsabilidade da Oi – e a Vinte Zero Um estão lançando o concurso Casulo, que vai escolher a obra de arte a ser exposta na fachada do prédio do Nave – Núcleo Avançado em Educação. A idéia é revelar jovens talentos, ocupando um espaço urbano inédito para exposição de projetos de arte: os 324 m2 da fachada do Nave, no Rio de Janeiro - Rua Uruguai, 204 – Tijuca – , por onde passam diariamente cerca de 40 mil pessoas. Quem pode participar do Casulo - Concurso de Arte Pública O concurso está aberto a todos os estudantes, artistas ou não, que poderão participar com trabalhos figurativos, abstratos, fotográficos, gráficos ou tipográficos ou qualquer outro tipo de representação visual, criados com a utilização de ferramentas digitais.
Fale com a gente: casulo@oifuturo.org.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

INTERVENÇÃO EM JARDINS HISTÓRICOS

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, em seu auditório, entre 3 de novembro e 5 de dezembro, das 14 às 17h, o curso Intervenção em jardins históricos.

Ministrada pelo arquiteto e paisagista Sérgio Treitler (IPHAN), a oficina tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos da paisagismo em jardins históricos. Faz parte do conteúdo temas como o conceito de paisagem, história dos jardins, evolução do paisagismo no Brasil, o conceito de tombamento, a criação do IPHAN, legislação, a acessibilidade e os jardins históricos e vista técnica pelo Jardim da Casa de Rui Barbosa.

Público-alvo: arquitetos, paisagistas, gestores de museus e instituições que funcionem em bens tombados, estudantes de arquitetura, paisagismo e interessados pelo tema.

Dias e horário: 3, 4, 7, 10, 17, 19, 21 e 24 de novembro (aulas teóricas); 3 e 5 de dezembro (aulas práticas). Das 14h às 17h.

Carga horária: 30 horas

Valor: R$ 300,00 (servidores da FCRB e do IPHAN têm desconto de 50%)

Apoio: Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa

museu@rb.gov.br.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

cinema e arquitetura

O IAB/JF estabeleceu uma parceria com a FUNALFA para o Projeto Cinema e Arquitetura. Os filmes integram a programação do Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo de Juiz de Fora, tem o objetivo de desenvolver atividades que ajudem a integração, o aprimoramento técnico e cultural dos arquitetos e estudantes
A programação do Projeto Cinema e Arquitetura é a seguinte:
Dia 26/09 - Pedregulho - O Sonho Possível - debatedores: prof. M. Sc. Mauro Santoro Campello arq. e prof. Álvaro Giannini
Dia 31/10 - Lina Bo Bardi - documentário sobre a arquiteta italiana, narrando sua trajetória desde a chegada no Brasil28/11 - Narradores de Javé - que aborda a questão do patrimônio.
A sessão é gratuita e é exibida no Anfiteatro João Carriço, à Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar - Centro, às 20h, na FUNALFA.
( Dica do professor Alvaro Giannini )

terça-feira, 23 de setembro de 2008

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

Bienal de Arquitetura de Veneza 2008 (UNStudio - Changing Rooms)

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2008 abriu para o público no último domingo, dia 14 de setembro, com a expectativa de provocar e de fazer pensar. Com o tema Lá Fora: Arquitetura Além das Edificações, traz instalações de nomes como Frank O. Gehry, Zaha Hadid, Coop Himmelblau, Herzog & De Meuron, Morphosis, Madelon Vriesendorp e Ila Bêka & Louise Lemoîne, apresentados junto aos trabalhos de arquitetos mais jovens também ligados à experimentação. Fora isso, são 56 representações nacionais, em que a preocupação com o futuro – seja em habitação, ecologia, desenvolvimento sustentável, generosidade – aparece com força. A Bienal de Veneza acontece até o dia 23 de novembro.
Chamo a atenção para o escritório holandês UNStudio, que apresentou uma instalação chamada Changing Rooms (Cômodos em Mudança). Traduzo do site:

“A instalação explora o potencial de transformação do mundo material. Assim como os designers de moda, os arquitetos oferecem alternativas de looks e identidades, 'cascas' apropriadas à época e ao poder aquisitivo. Essas construções consistem de um pacote misto de valores endógenos e exógenos: coisas e idéias que são inerentes à arquitetura e suas tradições e coisas e idéias que não são, mas que, ainda assim, influenciam profundamente a arquitetura. Como lidar com isso? Pode a arquitetura ainda ter essa autonomia? De acordo com o UNStudio a lição é: 'ligar, desligar'... para encontrar a autonomia em momentos de libertação. Dentro da estrutura, o visitante encontra um mundo caleidoscópico de pessoas fazendo poses, convidando ao voyerismo e buscando a transformação em sua própria conceituação.”










Para conferir um pouco mais:

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Camiseta urbano



A idéia já está saindo do papel e indo para as ruas.

Camisetas com o tema arquitetura e urbanismo, já estão sendo feitas para todo tipo de público;
arquitetos ou não, poderão incluir no visual, camisetas que possam ser usadas sem gritar: FAÇO ARQUITETURA NA FACULDADE TAL!
Criatividade, sem dúvida não falta, é só aguardar para conferir as novidades que Henrique Gonçalves e Thiago Beck estão lançando.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

II Fórum Nacional AsBEA


Quintas Técnicas

O IAB/JF está, através de uma parceria com o Clube de Engenharia de Juiz de Fora, promovendo as QUINTAS TÉCNICAS, com o objetivo de levar infomações técnicas aos profissionais e estudantes.
Este ano, as palestras acontecem nos dias 18 de setembro, 16 de outubro e 20 de novembro.

Dia 18/09/2008
Palestra - Previsões para ar condicionado e exaustão mecânica nas construções
Palestrante: João Batista Otaviano Dias
Horário: 18h 30 min
Local: Clube de Engenharia de Juiz de Fora
Endereço: Rua Halfeld, 805/1201 - Ed. Baependy

Compareçam.