domingo, 21 de setembro de 2008

Bienal de Arquitetura de Veneza 2008 (UNStudio - Changing Rooms)

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2008 abriu para o público no último domingo, dia 14 de setembro, com a expectativa de provocar e de fazer pensar. Com o tema Lá Fora: Arquitetura Além das Edificações, traz instalações de nomes como Frank O. Gehry, Zaha Hadid, Coop Himmelblau, Herzog & De Meuron, Morphosis, Madelon Vriesendorp e Ila Bêka & Louise Lemoîne, apresentados junto aos trabalhos de arquitetos mais jovens também ligados à experimentação. Fora isso, são 56 representações nacionais, em que a preocupação com o futuro – seja em habitação, ecologia, desenvolvimento sustentável, generosidade – aparece com força. A Bienal de Veneza acontece até o dia 23 de novembro.
Chamo a atenção para o escritório holandês UNStudio, que apresentou uma instalação chamada Changing Rooms (Cômodos em Mudança). Traduzo do site:

“A instalação explora o potencial de transformação do mundo material. Assim como os designers de moda, os arquitetos oferecem alternativas de looks e identidades, 'cascas' apropriadas à época e ao poder aquisitivo. Essas construções consistem de um pacote misto de valores endógenos e exógenos: coisas e idéias que são inerentes à arquitetura e suas tradições e coisas e idéias que não são, mas que, ainda assim, influenciam profundamente a arquitetura. Como lidar com isso? Pode a arquitetura ainda ter essa autonomia? De acordo com o UNStudio a lição é: 'ligar, desligar'... para encontrar a autonomia em momentos de libertação. Dentro da estrutura, o visitante encontra um mundo caleidoscópico de pessoas fazendo poses, convidando ao voyerismo e buscando a transformação em sua própria conceituação.”










Para conferir um pouco mais:

Nenhum comentário: