quinta-feira, 22 de novembro de 2007

LER É PRECISO

Muito temos falado da importância da leitura na vida do sujeito adulto. Não somente da leitura, mas de todas as formas de consumo de informação diferenciada, e a leitura lúdica faz parte deste grupo de "alimentos para a alma e para o intelecto". Façamos uma breve analogia: se você limita sua alimentação ao consumo de alimentos rápidos, gordurosos e pouco nutritivos os resultados logo aparecerão em sua forma física e em sua saúde biológica... o mesmo acontecerá se você consumir apenas a informação rápida e superficial que a televisão, o rádio e a internet oferecem "generosamente" e abundantemente a milhões e milhões de usuários anônimos... todos passivamente consumindo a mesma "porcaria" cultural... Os efeitos causados em seu intelecto e em seu espírito, creia-me, serão mais terríveis que os causados pelo mcdonald's.

Sei que todo estudante tem pelo menos um profissional que admira profundamente. No íntimo, sonhamos em ser feito fulano ou fulana, fazer coisas admiráveis em nossa área trabalho e ser reconhecido em nosso meio profissional. Pois bem, tornem-se fans de verdade e procurem saber que tipo de informação este sujeito tão inspirador(a) está acostumado(a) a consumir: quais são os livros que admira, que tipo de filme gosta de ver, que música ele ou ela escuta, o que faz nas horas vagas, qual jornal e quais revistas lê, se assiste televisão, que tipo de arte gosta, onde navega na internet... procure nos blogs pessoais e em entrevistas onde estes grandes profissionais falam destas coisas, compare com o tipo de informação que você está acostumado a consumir...
Siga o exemplo de quem você admira e comece a buscar novas imagens, muitas leituras e sons para enriquecer sua cabeça e formatar sua criatividade. Ou afogue-se na mediocridade.


A cada postagem me comprometo a indicar pelo menos um livro, um filme, um artista, etc. Desta vez indico um autor norte americano contemporâneo chamado Paul Auster, que esteve no Brasil em 2004 na Festa Literária Internacional de Parati. É um autor fantástico que, além de escrever muito bem, trata de temas subjetivos e psicológicos com um bom humor refinadíssimo. Seus livros, principalmente os da década de 90, são deliciosos de se ler. Para quem quiser conhecê-lo indico Timbuktu.

O livro conta a história de um vira-lata velho, Mr. Bones, e de sua profunda amizade com seu dono, Willy, um poeta fracassado que está prestes a morrer. Através dos olhos e pensamentos do cão, acompanhamos Mr. Bones em sua saga solitária de vira-lata órfão, que busca desesperadamente por um novo dono, enquanto sonha com o feliz dia em que reencontrará seu amigo humano em Timbuktu, lugar para onde vão os mortos.

BOA LEITURA!

Priscilla de Paula

Um comentário:

Anônimo disse...

Estudantes e profissionais a cada dia precisam mais de boas referências. Se não for assim, seremos mais do mesmo e pouca coisa de verdade iremos produzir em nossa vida.