domingo, 25 de novembro de 2007

Roteiros MCB – “Três momentos de Oscar Niemeyer” em São Paulo

No dia 30 de novembro, o centro de São Paulo amanhecerá diferente. Por iniciativa do Museu da Casa Brasileira (MCB) e da Secretaria de Estado da Cultura, um dos principais marcos da cidade, o edifício Copan, terá um gigantesco número 100 no lado superior direito de sua fachada de 115 metros de altura. É uma homenagem ao centenário de nascimento de Oscar Niemeyer, no dia 15 de dezembro. Será instalada uma tela perfurada, que não atrapalha a visão dos moradores do Copan, de 13 metros de altura por 22 de comprimento.

No mesmo dia, às 19h30, o MCB faz o lançamento da série de guias, em edição bilíngüe português/inglês, dos Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo, cujo primeiro volume será “Três momentos de Oscar Niemeyer”. A autora desta série, Ruth Verde Zein, professora doutora da FAU-Mackenzie, participa de mesa-redonda, que contará também com a participação de Carlos Eduardo Comas, professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A seguir, os capítulos do guia do roteiro: Três momentos de Niemeyer em São Paulo; Niemeyer: edifícios no centro fazendo cidade; Ibirapuera: da proposta ao conjunto ao paradoxo; Terceiro momento: monumentalidade escultural; Adendo: obras que não foram ou que já eram; Linha do Tempo paulistana de Oscar Niemeyer.

A entrada no lançamento e na mesa-redonda é aberta ao público.


Nos dias 1º e 2 de dezembro microônibus partirão do MCB com destino às obras paulistanas de Niemeyer. As visitas guiadas, que serão reeditadas em janeiro de 2008, são gratuitas e terão o acompanhamento de monitores especializados.

Roteiro 1 Centro e Memorial da América Latina
Edifício Montreal, 1950
Conjunto Copan, 1951
Edifício Califórnia, 1951
Edifício Eiffel, 1953
Edifício Triângulo, 1955
Memorial da América Latina, 1986-88/1991

Roteiro 2 Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera, 1951-53 / 2002
Marquise
Palácio das Nações (Museu Afro Brasil)
Palácio dos Estados (Prodam)
Palácio das Artes (Oca)
Palácio das Indústrias (Bienal)
Palácio da Agricultura (Detran)
Auditório Ibirapuera

Nenhum comentário: