terça-feira, 9 de dezembro de 2008
COMEMORAÇÃO DO DIA DO ARQUITETO (11/12)
COMPAREÇA! DIVULGUE!
Dia 10.12 - 4ª feira - Palestra Patrimônio Modermo, com o Grupo REARQ, do Curso de Arquitetura da UFJF;às 19 horas, no Anfiteatro João Carriço, à Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar;
Dia 11.12 - 5ª feira - filme A Vida é um sopro, sobre a vida e os projetos de Oscar Niemeyer - no Anfiteatro João Carriço, às 20 horas, à Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar;
Dia 12.12 - 6ª feira - happy hour dos arquitetos(as) e estudantes de arquitetura no Bar da Fábrica, a partir 19 horas.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
X Seminário de Iniciação Científica do CES/JF. 21Nov2008.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
A polêmica...Uma deixa para os alunos de PA VIII

domingo, 23 de novembro de 2008
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Portal concursos de projeto
Está no ar o portal concursosdeprojeto.org .
O objetivo do portal é a socialização de informações sobre concursos de projeto sob as mais diversas óticas, incluindo debates, pesquisas, artigos, publicações e links diversos. A idéia é reunir informações sobre o tema no Brasil e no panorama internacional, assim como oferecer um espaço para a discussão sobre os concursos de projeto e suas implicações no meio acadêmico, profissional, na administração pública, entre outros potenciais interessados.
O portal aguarda sua visita, seus comentários, sugestões e participação.
coordenação do portal:
Fabiano Sobreira
fabiano.sobreira@gmail.com
www.fabianosobreira.blogspot.com
parceiros institucionais:
docomomo - Brasília
LEAP - École d'architecture - Université de Montréal
Movimento Preservar
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Lançamento livro ARQUITETURA CONSTRUTIVISTA - URSS 1917-1936
autor: VITTORIO DE FEO
"Prefácio
(...) Na Europa desses anos podemos distinguir quatro centros principais cuja influência para esse desenvolvimento foi excepcional, a saber: França, Alemanha, Países Baixos e União Soviética. Porém, enquanto que os três primeiros foram estudados, em profundidade, durante várias décadas - de modo que, praticamente, todos os fatos significativos e desenvolvimentos correspondentes tornaram-se elementos definidores de nossa história corrente -, os progressos arquitetônicos soviéticos, dos anos de 1920, receberam muito menos atenção.
Isso, normalmente, levou a uma subavaliação do papel dos soviéticos na arquitetura do século XX. Pior ainda, nos impediu de alcançar uma visão objetiva de séries inteiras de processos complexos e contraditórios dentro do desenvolvimento dessa nova arquitetura. Não se pode negar a verdade do que Vittorio De Feo escreveu no prefácio do seu livro, publicado em Roma, em 1963, sobre a arquitetura soviética dos anos de 1917-36: 'Um vazio significativo é aqui revelado na história da arquitetura contemporânea, e muitas questões essenciais permanecerão sem resposta até que este vazio seja preenchido.' "
Extraído de: KHAN-MAGOMEDOV, Selim Omarovitch. Pioniere der sowjetischen Architektur. Dresden: VEB Verlag der Kunst, 1983. Pioneers of Soviet Architecture. London: Thames and Hudson, 1987
"Avvertenza dell'autore
(…)
Le iniziative più interessanti. - per limitarsi alla sola Italia, ove tuttavia l'attenzione verso la cultura russa sembra più viva che altrove - sono state quelle del numero monografico di " Casabella " dedicato all'architettura russa dal costruttivismo ad oggi (1962, n. 262) e del volume di Vittorio De Feo URSS Architettura 1917-1936 (Roma 1963) in cui, pure, veniva denunciata come grande lacuna della storiografia artistica moderna la mancata conoscenza della letteratura sul e del costruttivismo. "
Extraído de: QUILICI, Vieri. L'architettura del costruttivismo. Bari: Editori Riuniti, 1969
ALEXANDER SILCHENKOV Projeto sede da Direção da Indústria e Comércio. Maquete, 1928
Notas do Editor e Tradutor
A primeira obra, editada no Ocidente, a tratar, após trinta anos de silêncio e indiferença, da arquitetura russa de vanguarda.
A obra de Vittorio De Feo é citada por todos os historiadores que se dedicaram, após sua iniciativa pioneira, a analisar o fenômeno - gigantesco e vergonhoso vazio da historiografia ocidental - que foi a vanguarda russa e que, em parte, graças à sua corajosa empreitada, é, atualmente, considerada a mais importante contribuição às artes do século XX.
Com emoção e grandeza, Vittorio De Feo retrata a multiplicação incontrolável dos eventos artísticos e culturais que, logo após a revolução bolchevique, invadiriam as praças, ruas, avenidas, carros, bondes e embarcações, nos chamados agit-prop, espalhando-se por todo o país.
O fenômeno, sem paralelo na história da humanidade, transformaria um país fundamentalmente agrário numa potência emergente e, para além dos experimentos estéticos inovadores em todos os campos da arte e arquitetura, lá seriam realizadas as primeiras experiências de industrialização, em larga escala, para a construção de novas cidades.
Tal fato despertaria o interesse imediato dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Ocidente que acorreriam para conferir, in loco, estas monumentais realizações e participar dos concursos internacionais lá organizados e, até mesmo, colaborar ativamente como o fizeram Hannes Mayer, Ernest May e Bruno Taut.
Ao romper as fronteiras geográficas, a divulgação das idéias e métodos de ensino do Vkhutemas - instituto que abrigava oito faculdades em sua estrutura físico-pedagógica -, acarretaria, seja através de Malevich ou Lissitzky que deram palestras, publicaram obras e expuseram suas obras na Alemanha seja por meio de Kandinsky ou Moholy Nagy, que lecionaram na Bauhaus aplicando os métodos desenvolvidos no Vkhutemas, no fato, já comprovado pelo historiador Kenneth Frampton, de que, a partir de 1923, graças às correspondências havidas entre Rodchenko e Moholy Nagy, a Bauhaus ficou sob direta influência do Vkhutemas.
Apesar do desfecho trágico das artes e arquitetura soviéticas, com a decretação oficial do fim das vanguardas e a subseqüente imposição do realismo socialista - monstrengo stalinista de inspiração neo-clássica greco-romana, corajosamente narrado por Vittorio De Feo após o silêncio ensurdecedor de trinta anos do establishment e, pasmem, das esquerdas, que também silenciaram apoiando, irresponsavelmente, o que restou de um comunismo degenerado em comuno-fascismo de um dos maiores genocidas da história moderna, haja vista a arte e a arquitetura de idêntico teor ter sido adotada na Alemanha nazi-fascista com o fim da Bauhaus - o legado do período genuinamente comunista acabaria por influenciar e revolucionar, ainda que por via indireta, as artes e a arquitetura do século XX.
Daí a urgência dessa recuperação histórica que, quiçá, venha a ser um passo adiante na gigantesca mas necessária tarefa de reescrever a história das artes e da arquitetura do século XX.
Esta reedição histórica, que preenche outra grave lacuna editorial, no caso, de mais de 40 anos, é absolutamente fidedigna ao texto original de 1963.
Além das imagens originais, totalmente retrabalhadas e ampliadas, acrescentaram-se novas imagens a cores do acervo pessoal do editor e tradutor, num totalmente novo projeto gráfico, nova capa e guardas internas a cores com imagens inéditas enriquecendo e atualizando este valioso registro da história da arquitetura moderna, que teve lugar, nos anos de 1917-1936, na antiga U.R.S.S.
Dirigida a todos os estudantes, arquitetos, historiadores e estudiosos da arte e da arquitetura do século XX.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
CASULO

segunda-feira, 27 de outubro de 2008
INTERVENÇÃO EM JARDINS HISTÓRICOS
A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, em seu auditório, entre 3 de novembro e 5 de dezembro, das 14 às 17h, o curso Intervenção em jardins históricos.
Ministrada pelo arquiteto e paisagista Sérgio Treitler (IPHAN), a oficina tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos da paisagismo em jardins históricos. Faz parte do conteúdo temas como o conceito de paisagem, história dos jardins, evolução do paisagismo no Brasil, o conceito de tombamento, a criação do IPHAN, legislação, a acessibilidade e os jardins históricos e vista técnica pelo Jardim da Casa de Rui Barbosa.
Público-alvo: arquitetos, paisagistas, gestores de museus e instituições que funcionem em bens tombados, estudantes de arquitetura, paisagismo e interessados pelo tema.
Dias e horário: 3, 4, 7, 10, 17, 19, 21 e 24 de novembro (aulas teóricas); 3 e 5 de dezembro (aulas práticas). Das 14h às 17h.
Carga horária: 30 horas
Valor: R$ 300,00 (servidores da FCRB e do IPHAN têm desconto de 50%)
Apoio: Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
cinema e arquitetura
A programação do Projeto Cinema e Arquitetura é a seguinte:
Dia 26/09 - Pedregulho - O Sonho Possível - debatedores: prof. M. Sc. Mauro Santoro Campello arq. e prof. Álvaro Giannini
Dia 31/10 - Lina Bo Bardi - documentário sobre a arquiteta italiana, narrando sua trajetória desde a chegada no Brasil28/11 - Narradores de Javé - que aborda a questão do patrimônio.
A sessão é gratuita e é exibida no Anfiteatro João Carriço, à Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar - Centro, às 20h, na FUNALFA.
( Dica do professor Alvaro Giannini )
terça-feira, 23 de setembro de 2008
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
domingo, 21 de setembro de 2008
Bienal de Arquitetura de Veneza 2008 (UNStudio - Changing Rooms)




sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Camiseta urbano


quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Quintas Técnicas
Este ano, as palestras acontecem nos dias 18 de setembro, 16 de outubro e 20 de novembro.
Dia 18/09/2008
Palestra - Previsões para ar condicionado e exaustão mecânica nas construções
Palestrante: João Batista Otaviano Dias
Horário: 18h 30 min
Local: Clube de Engenharia de Juiz de Fora
Endereço: Rua Halfeld, 805/1201 - Ed. Baependy
Compareçam.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
zaragoza expo spanish pavilion - Francisco Mangado
http://www.fmangado.com/


segunda-feira, 15 de setembro de 2008
CASA COR

No dia 26 de agosto deu-se inicio a CASA COR Rio de Janeiro, que estará em exposição até o dia 5 de outubro. Localizada na Rua Pinheiro Machado, 22- Laranjeiras- Rio de Janeiro, os visitantes poderão conferir as novidades de arquitetura e design, pagando 25 reais (terça e quarta) ou 30 reais (quinta e domingo); sendo que, em qualquer um dos dias, estudantes com apresentação da carteirinha e idosos com mais de 60 anos, pagam metade do valor cobrado. E crianças menores de 10 anos não pagam. Mais informações no site oficial, CASA COR – www.casacor.com.br
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
NUTAU 2008

Ilusão de ótica
XIII ENANPUR - Encontro Nacional da ANPUR
XIII ENANPUR XIIIENANPUR - Sessões Temáticas |
Prezados (as) colegas,
O Encontro Nacional da ANPUR – ENANPUR – é organizado regularmente desde 1986. Nos últimos anos, os encontros têm recebido centenas de trabalhos e de participantes. Esta décima terceira edição do ENANPUR, a ser realizado no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina entre 25 e 29 de maio de 2009, pretende ensejar relevante debate sobre o Planejamento e gestão do território: escalas, conflitos e incertezas. Os trabalhos deverão ser encaminhados para uma das sessões temáticas:
Sessões temáticas
ST1. Políticas públicas e planejamento urbano e regional: atores, conflitos e tendências
ST2. Gestão do território: práticas e possibilidades da política
ST3. Espaços, redes e escalas
ST4. Ambiente e sociedade: dilemas, tensões e incertezas
ST5. Urbanismo, urbanização e planejamento na História
ST6. Processos e transformações na configuração dos espaços urbanos
ST7. Território, cultura e identidades
ST8. Novas linguagens e tecnologias: desafios para o ensino e a pesquisa urbana e regional
Outras informações e o sistema de submissão de trabalhos estarão disponíveis em breve no sítio oficial do encontro.
Datas Importantes:
12/12/2008 - Data limite para envio dos trabalhos completos para Sessões Temáticas.
02/02/2009 - Data limite para envio das propostas para Sessões Livres.
07/02/2009 - Data limite para divulgação dos trabalhos selecionados para Sessões Temáticas.
16/02/2009 - Data limite para divulgação das Sessões Livres selecionadas.
Duchamp no MAM - SP

quarta-feira, 27 de agosto de 2008
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Casa de bonecas modernista
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Concurso de ensaios sobre Oscar Niemeyer
No âmbito da celebração do 100º aniversário de Oscar Niemeyer a Faculdade de Arquitectura lança um concurso para elaboração de um texto de reflexão teoria/crítica, em português, aberto a todos os estudantes de arquitectura de faculdades portuguesas e brasileiras e a todos os estudantes da Universidade do Porto.
Objectivo
Elaboração de um texto original (não publicado) de reflexão sobre a obra e/ou vida de Oscar Niemeyer.
Apresentação
O texto não poderá exceder os 7.500 caracteres (notas e eventuais legendas incluídas); o título será destacado; fonte Times New Roman 12; a 1, 5 espaços; justificado.
Serão entregues cinco impressões do ensaio (texto e imagens) em papel A4 branco; todas as páginas serão identificadas pelo mesmo número de código no canto superior direito e numeradas (1/x, 2/x(...), x/x) no canto inferior direito.
Imagens (facultativo): as imagens ou serão directamente integradas no corpo do texto ou se forem enviadas em folhas próprias, estas deverão ser numeradas e identificadas pelo mesmo número de código, acompanhadas ou não de legenda(s).
A data limite para entrega dos ensaios é 15 de Setembro de 2008 (carimbo dos correios)
download Ficha de Inscrição
O regulamento do concurso encontra-se dísponivel para download aqui : Regulamento
terça-feira, 5 de agosto de 2008
MOSTRA DE CARTAZES DO VALE DO AÇO

Participe da Mostra de Cartazes do Vale do Aço, região leste de Minas Gerais, e concorra a um IPod Nano de 8 GB e a um kit do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ). A Mostra objetiva incentivar o movimento Bossa Nova como fonte de expressão cultural, ressaltando sua importância para a formação de uma identidade brasileira própria.Inscrições abertas para profissionais e estudantes da área de comunicação,fotografia, design, artes gráficas e publicidade e propaganda.A Mostra de Cartazes é uma iniciativa do designer gráfico e fótografo Gustavo Jácome, realizada pela Tambor Produções com o apoio da Café c/ Design. Confira o regulamento e inscreva-se até o dia 15 de agosto de 2008. Boa sorte e inspiração!MAIS INFORMAÇÕES: http://www.tamborproducoes.com/mostra.htmlCONTATOS: Hérique (31) 8764 2542 / Priscila (31) 8806 0516 por e-mail: mostra@tamborproducoes.com
sábado, 21 de junho de 2008
II Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas

Programação preliminar
Dia 12/8
18h Abertura do II Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas
19h Apresentação da exposição Glaziou, o paisagista do imperador, pelo curador Miguel Gastão da Cunha.
19h30 Abertura da exposição e comemoração dos 78 anos do Museu Casa de Rui Barbosa.
Dia 13/8
10:30h Palestra Tradição e componentes estruturantes da arte paisagística portuguesa (sécs. XVII e XVIII), por Helder Carita, historiador e arquiteto português.
14h30 Mesa-redonda: Natureza & espaço rural: quintas e fazendas.
A quinta da Boa Vista (Museu Nacional/Fundação Parques e Jardins).
O parque do Barão de São Clemente (Parque São Clemente - Nova Friburgo).
O palácio de Petrópolis (Museu Imperial).
A fazenda do Barão de Campo Belo (Fazenda do Secretário - Vassouras).
16h Comunicações
Dia 14/8
10h Palestra A Casa Brasileira e seu entorno, por Carlos A C. Lemos, arquiteto e historiador.
11h Mesa-redonda: Natureza & espaço urbano: palacetes e casas.
O solar de Grandjean de Montigny.
O palácio do Barão de Nova Friburgo (Museu da República).
O palácio do Barão de Itamaraty (Museu Histórico e Diplomático/MRE).
De chácara a museu, uma propriedade em Botafogo (Fundação Casa de Rui Barbosa)
Marcas arquitetônicas do Brasileiro na paisagem do Minho (Miguel Monteiro – Museu da Emigração e das Comunidades).
14h30 Palestra A quinta da Regaleira, por João Cruz Alves.
João Cruz Alves é arquiteto e administrador delegado da Fundação Cultursintra, responsável pela Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal.
16h Comunicações
18h Homenagem a Albino de Oliveira Guimarães. Com a presença do cônsul de Portugal no Rio de Janeiro e do prefeito de Fafe, José Ribeiro..
Inscrições: museu@rb.gov.br e pelo telefone (21) 3289-4664
R$ 50,00 (profissionais)
R$ 25,00 (estudantes)
Apoio
Associação de Amigos da Casa de Rui Barbosa
sexta-feira, 13 de junho de 2008
sábado, 7 de junho de 2008
Grupo Galpão em Juiz de Fora!!!

CABEÇA DE CACHORRO
Inspirado no texto homônimo de João Celso dos Santos, recebido durante a campanha Conte sua História.Essa história representa um rito de passagem em que um menino do interior, de apenas onze anos, se vê obrigado a enfrentar os desafios da cidade grande para cumprir uma importante missão que lhe foi confiada por seu pai. Fragmentada em quatro partes, ela é contada como uma aventura ao longo da peça.
O PRACINHA DA FEB
Inspirado no texto (sem título) enviado por Thereza Alvarenga, recebido durante a campanhaConte sua HistóriaConta a história de um velho expedicionário que re-visita seu passado a partir do olhar de uma jovem enfermeira que trabalha com pessoas da terceira idade.
O VESTIDO
Inspirado no texto Vestido do Desejo, de Maristela de Fátima Carneiro, recebido durante a campanha Conte sua HistóriaRetrata a história de uma mulher que realiza um antigo sonho da adolescência, apresentando a delicadeza do sonho de uma menina.
CASAL NÁUFRAGO
Inspirado em texto anônimo e sem título recebido durante a campanha Conte sua HistóriaAbordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso "Show do Milhão". O texto fala sobre a crueza de duas vidas em que existe pouco espaço para o sonho.
domingo, 1 de junho de 2008
Lançamento Revista NOZ #2 - Arquitetura PUC-Rio
A NOZ #2 pretende debater, a partir da importância da imagem no mundo contemporâneo, as conseqüências para a produção arquitetônica em geral e para cidades como Dubai, cujo processo de urbanização emergente direciona para concretização de uma cidade cada vez espetacularizada e temática. Entre demais assuntos, discute também o posicionamento do espaço público na cidade globalizada e as relações entre arquitetura e cenografia, com base em artigos de profissionais convidados, como Zaida Muxí, Saskia Sassen, João Mendes Ribeiro, Milton Braga, Renato Anelli, entre outros, além de alunos e professores do curso de arquitetura.
O lançamento será dia 29 de maio, quinta-feira:
às 18h, no auditório do RDC, no campus da PUC-Rio, palestra de uma arquiteta e um designer especializados em novas mídias, integrantes da dupla francesa 'Electronic Shadow' (www.electronicshadow.com). Seus trabalhos preconizam a convergência de suas áreas de conhecimento e das instâncias concreta e virtual para aquilo que chamam de design híbrido.
às 20h haverá um coquetel na tenda ao lado do Solar Grandjean de Montigny, também na PUC, ao som do 'Trio Assanhado' (pandeiro, violino e violão).
PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea
3527-1828 (Consuelo)
revistanoz@revistanoz.com
www.revistanoz.com
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Os vários caminhos do profissional de moda
Palestrante: Mônica Mansur
Professora do Curso de Design de Moda da
Universidade Estácio de Sá RJ / Instituto Zuzu Angel e Designer de Moda
Data: 4 de junho- quarta -feira
Horário: 19:30
Local: Auditório Guimarães Rosa
Campus da Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora/MG
quarta-feira, 21 de maio de 2008
sexta-feira, 16 de maio de 2008
terça-feira, 13 de maio de 2008
Biblioteca digital do Ministério Público
·pinturas de Leonardo Da Vinci ;
·músicas em MP3 de alta qualidade;
·obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
·historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA;
O endereço é:
Oficina de Estudos da Preservação
FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA
Pesquisador e professor da Cultura Bantu
Local:
Av. Rio Branco, 46 - auditório 3º andar - Centro/RJ
16/05/2008, às 14 horas
sexta-feira
Walter abordará, nesta palestra, a origem e criação do termo bantu; a herança cultural africana e o marco na formação social brasileira; e a influência bantu na lingüística brasileira.
Escola da Cidade
Escola da Cidade apresenta seus estudos de caso como parte de Post-it - cidades ocasionais
Projeto organizado mundialmente pelo catalão Martí Peran acontece em mais de 20 cidades de todo o mundo e investiga formas temporárias de ocupação do espaço urbano
Entre os dias 6 e 27 de maio, a Escola da Cidade mostra, por meio de seu Núcleo de Pesquisa, dois estudos de caso que, juntos com outros 72 espalhados por 20 cidades de todo o mundo, fazem parto do projeto Post-it - cidades ocasionais. Exibição de vídeos, imagens, debate com parceiros do projeto, além de lançamento de uma publicação sobre os estudos, também fazem parte da programação.
Post-it, termo cunhado pelo arquiteto Giovani La Varra a partir dos prosaicos blocos de recados e anotações usadas no dia a dia, procura dar conta de uma cartografia móvel das formas de uso e itinerários espontâneos que investem o território contemporâneo para conotar usos que não deixam traços ou resíduos duradouros na cidade. Estendido por Martí Peran para designar "cidades ocasionais", o conceito embasou pauta de pesquisa realizada em várias cidades do mundo.
Para a abordagem do projeto pela Escola da Cidade, Post-it sempre tratou de agenciamentos da cidade contemporânea. São acontecimentos, composições improváveis, passageiras ou temporais, que relêem e re-propõem coletiva e transitivamente o espaço público urbano.
Realizados por um grupo de professores e alunos - sob coordenação do professor da Escola da Cidade Pedro M. R. Sales, com participação de Tatiana S. Ferraz, os estudos envolvem casos de imigração e inserção social expressos nas ações da Academia Garrido e da Feira Kantuta. A proposta é mapear os fluxos, os territórios, os códigos e dispositivos que definem, na cidade de São Paulo, algumas das temporalidades que reinventam o espaço geral da ordem, engendrando territorialidades efêmeras da criação coletiva.
O projeto Post-it esteve presente na 7ª Bienal de Arquitetura, em março no Centro de Cultura Contempània de Barcelona e atualmente faz parte da exposição Quase Líquido no Itaú Cultural.
Serviço
Post-it - Cidades ocasionais - São Paulo
Abertura: 6 de maio, às 19h30
Quando: 6 a 27 de maio | segunda a sexta, das 13h às 17h
Onde: Escola da Cidade | rua General Jardim, 65 - tel.: 11 3258 8108
Palestra | 21 de maio, às 18h na Escola da Cidade